Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
Votação
O que acharam da Cimeira de Copenhaga?
Exelente
Bom
Satisfatório
Mau
Péssimo
Ver Resultados




ONLINE
1






Total de visitas: 12947
 
Noticias

Notícias

Confirmada relação entre aquecimento global e fortes precipitações
 
Climatologistas americanos e britânicos confirmaram a ligação existente entre o aquecimento global e o aumento das fortes precipitações...(Mostrar Mais)
 
Alfarroba produz bioetanol
 
Esta é uma questão relevante tendo em conta a necessidade que há...(Mostrar Mais)
 
 
Proteger a Terra conhecendo outros Planetas
 
O conhecimento de outros planetas, principalmente quando nos referimos aos seus sistemas atmosféricos e geológicos, tem contribuído para a descoberta... (Mostrar Mais)
 
 
Cerca de 30% espécies animais e vegetais em risco desaparecer

Cerca de 20 a 30% das espécies vegetais e animais correm o risco de desaparecer se o aumento da temperatura mundial for entre 1,5 e 2,5 graus centígrados...

 

Novo estudo prevê grandes alterações climáticas em 2100

Muitas zonas climáticas actuais desaparecerão totalmente até 2100 e serão...(Mostrar Mais)

 

Degelo na Gronelândia acelera e bate recordes

A camada de gelo que cobre a Gronelândia está a diminuir a um ritmo sem precedentes.(Mostrar Mais)

 

O turismo e o aquecimento global

A problemática do aquecimento global -tão em voga nos últimos tempos pelo efeito mediático do documentário e as conferências...  (Mostrar Mais)

 

Portugueses são dos mais preocupados com clima

Os portugueses são dos cidadãos da União Europeia (UE) mais preocupados... (Mostrar Mais)

 

Poluição na Ásia torna mais violentas tempestades no Pacífico

O aumento da poluição na Ásia está a tornar mais violentas as tempestades no norte do oceano Pacífico...(Mostrar Mais)

 

 Aquecimento Global pode ser evitado

Pesquisadores identificam 15 tecnologias prontas para serem usadas contra o aquecimento global

Ambiente Brasil 16/08/2004

Pesquisadores identificam 15 tecnologias prontas para serem usadas contra o aquecimento global
 
Tecnologias existentes atualmente poderiam brecar o aumento no aquecimento global por pelo menos meio século. A afirmação é de uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, que acaba de ser divulgada pela revista Science.

Os pesquisadores identificaram 15 tecnologias prontas para serem utilizadas em grande escala – que empregam energia solar, nuclear ou eólica, por exemplo – e mostraram como cada uma delas poderia resolver parte do problema do aquecimento do planeta.

Os resultados obtidos desafiam o argumento muito usado de que seria preciso surgir uma nova tecnologia para vencer o desafio. “Isso certamente derruba a idéia de que precisamos fazer ainda muitas pesquisas até que seja possível enfrentar o problema do aquecimento”, disse Stephen Pacala, um dos autores do estudo. O outro autor, Robert Socolow, concorda. “Temos hoje as ferramentas para reduzir as emissões de carbono em todo o mundo, especialmente se pensarmos em campanhas de longo termo e não em soluções instantâneas”, disse.

Embora o estudo não tenha estimado os custos para desenvolver cada uma das tecnologias mencionadas, os autores afirmam que a implementação de medidas certamente geraria benefícios, como a criação de novas indústrias, a redução da dependência do petróleo e a menor necessidade da implantação de dispositivos de controle de poluição.

A pesquisa centrou-se no principal fator que contribui para o aquecimento do planeta, o dióxido de carbono (CO2) derivado da queima de combustíveis fósseis. As emissões atuais de CO2 contêm cerca de 7 bilhões de toneladas de carbono por ano, quantidade que os especialistas estimam que deverá dobrar nos próximos 50 anos, devido ao crescimento populacional e ao aumento na demanda de energia.

Pacala e Socolow mostraram como cada uma das 15 tecnologias que identificaram podem evitar a emissão de cerca de 1 bilhão de toneladas de carbono por ano em 2054. Entre as alternativas está a captura de dióxido de carbono em fábricas e refinarias, que seria armazenado no subsolo – a substância é comumente injetada no subterrâneo durante operações de prospecção. Outras opções são o uso de fontes renováveis de energia, como o vento ou a luz solar, que poderiam ser desenvolvidas.

Mas os cientistas da Universidade de Princeton ressaltam que a pesquisa por novas fontes de energia alternativas precisa continuar, pois elas serão fundamentais no futuro, quando as tecnologias que descrevem no artigo atingirem o potencial máximo e não puderem mais suprir a sempre crescente demanda energética.

O artigo Stabilization wedges: solving the climate problem for the next 50 years with current technologies, de S. Pacala and R. Socolow, pode ser lido no site da revista Science, em www.sciencemag.org
 

Greenpeace: governos nunca foram tão pressionados a agir

O diretor do Greenpeace International, Kumi Naidoo, acredita que "nunca" governos "têm sido tão pressionados ou forçados a agir" sobre as alterações climáticas como depois da Cúpula de Copenhague, que marcou um "antes" e um...                                                                                                                                                               Mundo entrará em colapso com aquecimento, dizem cientistas
"Se o planeta não reduzir em até 80% a emissão de gás carbônico na atmosfera até 2020, e não até 2050, como está estabelecido, em breve teremos verdadeiras tragédias nunca antes vistas. Grande parte da população mundial corre o risco de desaparecer." A previsão sombria é da diretora e coordenadora da State of the World Forum/Brasil 2020, Emília Queiroga Barros. A conferência mundial Brasil 2020 acontece até a próxima sexta-feira em Belo Horizonte.

No encontro, mais de 150 cientistas e especialistas de várias nacionalidades, divididos em pequenos grupos, discutem os estragos provocados pelo aquecimento global e tentam traçar metas para a redução imediata dos gases que provocam o efeito-estufa.

"É como se a Terra estivesse com febre. A pessoa quando tem a temperatura aumentada em 0,5º C, ela já começa a não se sentir bem. Assim é o planeta. Já estamos sentindo todos os efeitos desse aumento da temperatura. No Rio de Janeiro, por exemplo, e em outras cidades do litoral brasileiro, há estudos que indicam um aumento de 0,5 cm do nível do mar. Isso já traz transtornos incalculáveis. Já há cidades desaparecendo," explica Emília.

A diretora e coordenadora da conferência traça, juntamente com o presidente do Earth Policy Institute, Lester Brown, um futuro, no qual, em pouco tempo a escassez de água e de alimentos tornará a sobrevivência insuportável.

Brown explica que se a Terra tiver a temperatura aumentada em 1º C (atualmente está aumentada em quase 0,6º C), haverá uma queda de cerca de 10% na produção de alimentos, principalmente grãos.

"Os preço de produção dos alimentos vão aumentar muito. Países com grande densidade demográfica sofrerão as conseqüências de forma catastrófica," diz.

O diretor do Earth Policy Institute explica que, como num ciclo, a produção de combustíveis também agrava a falta de alimentos no planeta, já que as grandes potências e países em desenvolvimentos 'desviam' os estoques de grãos para a produção de combustíveis, como o etanol.

No ano passado, segundo Brown, os Estados Unidos destinaram, por exemplo, 100 milhões de toneladas de grãos para a produção de etanol. "Com isso diminui a oferta de alimentos no mundo e a demanda só aumenta", afirma.

O derretimento das grandes camadas de gelo nos pólos do planeta e nas grandes cadeias de montanha é apontado por Brown como um dos problemas que deve ser enfrentado imediatamente pelos governos.

"Devemos reduzir a emissão de CO2 para os níveis entre 350 e 400 partes por milhão de pessoas. Se não anteciparmos estas metas de redução da emissão de poluentes a previsão é de que geleiras glaciares e polares, estes dois últimos com um degelo mais sério, porque são as geleiras que sustentam o fluxo dos rios nos países asiáticos nas estações secas, como o Ganges e o Amarelo. Num curto prazo teremos mais água que o usual, mas em longo prazo os rios serão intermitentes. A China será afetada primeiramente, um país com 2 bilhões de pessoas", afirma Brown, que reafirma o foco da conferência em BH: "Em dez anos, até 2020, o planeta precisa atingir estes limites", adverte.

Brown ainda faz uma previsão nada animadora. "Se nada for feito e houver as alterações climáticas que imaginamos, não vamos conseguir antecipar as medidas, e se fôssemos capazes de prever, não conseguiríamos fazer o necessário a tempo. As camadas de gelo na Groelândia têm uma 1 milha de espessura. Se essas placas derreterem o nível do mar vai subir 7 m, a maioria das cidades litorâneas desaparecerão", explicou.

Com esse fenômeno cada vez mais próximo e certo, a previsão é de que a maior parte da população mundial, que hoje vive em cidades litorâneas, migre para o interior dos países.

"Haverá um grande deslocamento de massas. E no interior essa população só vai encontrar seca, epidemias, fome", completa a coordenadora Emília Queiroga Barros.

"Faltará água não só para beber para a produção de comida, quando são utilizadas 500 vezes mais água que bebemos. Metade da população vive em países onde já está acontecendo a perda de terras cultiváveis. Se o mar subir 1 décimo, por exemplo, metade das terras cultiváveis de arroz em Bangladesh vão simplesmente desaparecer", reitera Lester Brown.

O Fórum Brasil 2020 é o primeiro evento da conferência mundial Climate Leadership Campaign. As mensagens e ações definidas na conferência mineira serão rediscutidas em um encontro que vai acontecer em Washington, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2010.

Em agosto, o primeiro ano da campanha será fechado com eventos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Bahia. Outras cidades ao redor do mundo irão sediar a campanha nos próximos anos. Entre as candidatas estão a Cidade do México, Melbourne, na Austrália, e Haia, na Holanda, segundo informou a coordenação do fórum.

 

  • Parlamento aprova casamento homossexual (SAPO)

    Referendo… não

    Parlamento aprova casamento homossexual (SAPO)

    Portugal tornou-se o oitavo país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta do Governo foi aprovada esta manhã, no Parlamento, com os votos de a favor de toda a esquerda parlamentar e contra de tod a direita, mais o de duas deputadas socialitas.

    Comentar
  • Marinha Grande

    Dez mil pessoas estão hoje sem água (Lusa)

    Cerca de dez mil habitantes da Marinha Grande estão sem água desde a madrugada de hoje devido a uma rotura na conduta adutora da rede pública do Alto dos Picotes, que abastece a cidade, informou a Protecção Civil municipal.

  • delegada da Protecção Civil, Eunice Marques, explicou à Agência Lusa que "entre munícipes que ficaram totalmente sem água e outros com baixa pressão, estimam-se cerca de dez mil pessoas".Segundo a responsável, escolas, centros de saúde, lares e infantários estão a ser abastecidos por depósitos de água da Protecção Civil e dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande.       

  •         

    Aquecimento Global

    Aquecimento global e o direito das próximas gerações
    Impactos na agricultura brasileira
    Solidariedade é suficiente?
    Coisas que você pode fazer
    O papel do Brasil no cenário das mudanças ambien...
    >> SAIBA MAIS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL

    Aquecimento Global Combate ao aquecimento global: proteja a nossa flora!

    Aquecimento Global pela Web

    13.11 Brasil promete cortar até 38,9% de emissões p... O Globo
    12.11
    Riscos das mudanças climáticas para a saúde hu...
    AFP
    12.11
    Países afetados pelo aquecimento se unem e fa...
    O Globo
    09.11
    Brasil terá corte de emissões próximo a 40% O Globo
    08.11 Presidente das Maldivas critica países ricos
    O Globo
    05.11
    Metas de redução de CO2 devem ficar para 2010
    Estadão
    05.11
    Brasil é o 6º país com medidas mais eficazes contr...
    AFP
    05.11
    A ministra Dilma Rousseff optou pelo atraso O Globo
    05.11 EUA aprova lei sobre clima de democratas
    O Globo
    04.11
    Profissionais receitam remédio para planeta doente
    AFP
    03.11
    Reunião acaba sem anúncio de corte de CO2
    Estadão
    03.11
    Acordo amplo não deve sair de Copenhague O Globo
    03.11 Quem ainda dúvida do aquecimento global?
    O Globo
    03.11
    Copenhague: acordo ambicioso ainda é miragem
    G1
    02.11
    Adeus às neves do Kilimanjaro O Globo
    02.11 Reunião de Barcelona é crucial para acordo clim... O Globo
    02.11 ONU: Acordo climático precisa ter implicação legal
    Estadão
    31.10
    Impacto do metano no clima: maior do que se pensava
    G!
    30.10
    Europa defende metas climáticas obrigatórias
    O Globo
    29.10
    Camada mais grossa de gelo Ártico desapareceu O Globo
    28.10 Câmara aprova Fundo Nacional Sobre Mudança Clim...
    G!
    27.10
    Aquecimento global ameaça costa australiana
    JC OnLine
    26.10
    Ação pessoal contra aquecimento é mais eficaz...
    O Globo
    26.10
    Especialistas descartam 'esfriamento global' Estadão
    24.10 Aquecimento global aumenta infecção canina
    DN Ciência
    23.10
    Temperatura pode subir até 8º C no Brasil
    Terra
    23.10
    Ursos polares ganham área de proteção no Alasca AFP
    23.10 Americanos creem cada vez menos no aquecim...
    Estadão
    22.10
    Estudo: impacto de um mundo 4°C mais quente
    Terra
    20.10
    Luta contra o desmatamento: principal desafio de C...
    AFP
    19.10
    Aquecimento e poluição provocam obesidade em o...
    AFP
    19.10
    EUA e Europa apostam em acordo sobre clima Estadão
    18.10 Grandes economias em combate a aquecimento
    AFP
    14.10
    Gelo de verão do Ártico desaparecerá em 10 anos
    Estadão
    12.10
    Negociadores descumprem promessas climáticas
    O Globo
    12.10
    Ciência espacial contra mudança climática
    EPA
    11.10
    Espécies de água doce são as mais ameaçadas
    Terra
    08.10
    Amazônia é arma para combater aquecimento global
    Terra
    07.10
    ONU considera as negociações sobre o clima em B...
    AFP
    06.10
    Emissão de CO2 de emergentes tem de parar de... Estadão
    01.10 Amazônia pode ficar 10ºC mais quente até 2060
    Estadão
    01.10
    América Latina não tem posição comum contra mu...
    EPA
    26.09
    Valor da biodiversidade superior ao da agricultura
    Estadão
    29.09
    'Elevação do mar em 2 metros é inevitável'
    Estadão
    28.09
    Sem redução de CO2, Terra deve esquentar 4º C
    O Globo
    26.09
    Valor da biodiversidade superior ao da agricultura
    Estadão
    24.09
    Aquecimento vai além de previsão pessimista
    Estadão
    24.09
    Mudanças climáticas podem acordar vulcões
    Terra
    23.09
    O aquecimento global anda mais rápido do que n...
    O Globo
    23.09
    EUA busca plano para eliminar subvenções aos com...
    G1
    22.09
    Obama pede acordo climático para evitar catástrofe EFE
    22.09 Empresas aéreas prometem reduzir emissões
    AFP
    21.09
    Crise provoca redução das emissões de gases
    AFP
    18.09
    África quer menos injustiça nas mudanças climáticas
    AFP
    17.09
    Gelo no Ártico volta a crescer após forte degelo...
    O Globo
    16.09
    UE pede mais esforços dos EUA no combate ao aqu... AFP
    16.09 Crescimento chinês com c. fóssil é insustentável Estadão
    16.09 Aquecimento pode ser desastroso para saúde
    Estadão
    10.09
    Aquecimento global ameaça urso polar, raposa e alce
    AFP
    10.09
    UE propõe contribuição a países pobres contra muda...
    G!
    10.09
    Aquecimento leva milhares de morsas à costa... Zero Hora
    08.09 Melhora perspectiva para acordo climático da ONU
    O Globo
    04.09
    Luta contra aquecimento deve ir além do CO2
    Terra
    04.09
    Aquecimento parece adiar era do gelo, diz estudo
    MidiaNews
    03.09
    África pode vetar acordo climático, diz premiê...
    O Globo
    03.09
    Ban Ki-moon faz novo apelo contra mudanças climá... AFP
    02.09 Estudo recomenda preservar a flora para salvar...
    O Globo
    02.09
    Derretimento no Ártico afetaria 1/4 da população... O Globo